Qualidade
O compromisso, o posicionamento e a visão da SOCIVAL perante a temática de Segurança Alimentar está plasmada no SGSA – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, desenhado de raiz para as novas instalações na Zona Industrial de Rio Maior, apesar de a empresa estar a implementar os mesmos princípios desde 1999 nas antigas instalações.
ÂMBITO
Esta política é aplicável a toda a organização da SOCIVAL e faz parte constituinte do próprio SGSA.
POLÍTICA
Como organização eticamente responsável, a SOCIVAL – Comércio e Indústria Alimentar, Lda., está empenhada em fornecer aos seus clientes produtos de pastelaria seguros, saudáveis, nutritivos e legais, de acordo com a missão estabelecida internamente. O nosso compromisso para todos as partes interessadas é traduzido num esforço permanente de melhoria contínua e garantia da Segurança Alimentar (SA) dos produtos de pastelaria, assente nos seguintes pilares fundamentais:
- Garantir o cumprimento dos requisitos legais de Segurança Alimentar aplicáveis;
- Garantir a cadeia de frio e melhorar as boas práticas de manuseamento e conservação dos produtos (matérias-primas e produto final), em articulação com parceiros do negócio.
- Cooperar com todos os intervenientes, garantindo a comunicação interactiva, tanto no sentido externo (associações, clientes, fornecedores, autoridades competentes) como internamente à empresa, garantindo informações suficientes acerca da SA ao longo da cadeia alimentar.
- Formar e consciencializar adequada e continuamente os colaboradores e intervenientes da cadeia (comerciais), com o objectivo de desenvolver as suas competências para um desempenho eficaz e responsável das actividades.
- Recorrer a metodologia que permita o controlo adequado dos perigos de SA.
- Promover a melhoria contínua do SGSA e revisão periódica do desempenho do mesmo.
OBJECTIVOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
- Reduzir o tempo associado ao processo de rastreabilidade em 25% com a implementação de um sistema mais eficaz;
- Implementar até 2020 um Software de Gestão Industrial, caracterizado como um MES – Manufacturing Execution System, assente no conceito indústria 4.0, que vai desde logo resultar numa solução integrada a partir do chão de fábrica, a gestão e o sistema de gestão da qualidade e segurança alimentar, suprimindo todo o suporte físico em papel existente, melhorando os processos de comunicação interna, ao nível dos procedimentos de controlo e segurança alimentar, aumentando a fiabilidade de todo o processo.
- Reduzir 50% o número de reclamações de clientes;
- Rever na integra e implementar um novo SGSA nas novas instalações;
- Implementar o sistema de detector de metais na produção e validar esta medida de controlo.
RESPONSABILIDADE
É da responsabilidade da Administração desta empresa de implementar, comunicar e actualizar a Política de Segurança Alimentar e os seus respectivos objectivos. O SGSA na sua implementação teve a assessoria e consultadoria de especialistas em Sistemas de Gestão da Statusknowledge consulting & service e encontra-se sujeito a rotinas de controlo, nomeadamente analítico (laboratorial) e auditorias internas.